Diversidade na Guayi

Informações do Projeto

Descrição do Projeto

 

A Comissão Pedagógica de Diversidade Guayi nasceu em junho de 2023. Desde então realizamos estudos internos e diálogos entre o corpo pedagógico para fortalecer nossa teia de perspectivas sobre este assunto dentro do campo da educação.

 

Em paralelo com este movimento do Corpo Pedagógico, desde abril de 2023 as famílias do atual 3° fizeram um levantamento de fundos para que a professora de classe Marina participasse dos cursos Orixalidades e Educação Etnico-racial em 2023 e Caminhos para a Inclusão (em curso) na FRS.

Também as famílias do 2° ano levantaram um valor para a professora de classe Laura participar do curso de PDI, documento importante para o processo de inclusão.
Ainda na temática da inclusão, as professoras Daniela e Andrea, estão concluindo o curso Compreender para Educar, conduzido por Bruno Calegaro. Este foi financiado por uma família do 5° ano.

Em julho de 2023 a Professora Luana e o professor Rogério receberam um apoio financeiro para participar do Congresso da Pedagogia Waldorf, cujo tema era O eu dialógico na interculturalidade brasileira.

Também em janeiro de 2024 com o apoio da mantenedora as professoras Nathali, Laura, Marina e Catharina participaram da Formação Continuada na FRS com aprofundamento na cultura afro-indigena brasileira.

Em junho de 2024 uma família do 3° ano financiou o curso de letramento racial com o desejo de contemplar um membro desta Comissão e atualmente o Professor Rogério faz esta formação.

Nestes espaços tivemos a possibilidade de dialogar e desenvolver os conceitos que envolvem a ERER – Educação para as Relações Étnico-Raciais, enriquecendo nossas relações e práticas diárias.

 

A partir do olhar cuidadoso para cada constelação, a Comissão vem tecendo um mapeamento olhando para as inclusões e necessidades de aprendizagem de cada sala, compondo assim um grande céu brilhante que é a Constelação Guayi, pensando em ações que contemplam nossa estrutura e dialogam com a nossa pedagogia.

 

Pensando em trabalhar as relações étnico-raciais, valorizar os nossos saberes ancestrais e as pessoas que os guardam, a Comissão fez movimento de ampliar a atuação do Mestre Caçapava em nossa escola. Carlos Caçapava alem de ser um homem negro, trazendo maior representatividade como um Mestre no espaço escolar, é guardião das tradições do interior de São Paulo, onde cresceu e é um dos criadores do Grupo Flores do Mulungo, que pesquisa manifestações e ritmos afro-brasileiros. Caçapava atuou colaborando nas épocas, contextualizando e enriquecendo as apresentações de S. João, com 1°, 2°, 3°, 4°, 5° e 8° ano. A sala do 7° ano conseguiu custear as aulas de capoeira do professor Paulo, do grupo forças unidas e o 8° as aulas de dança da Profa. kelly.

 

A Comissão está em processo de elaboração do Senso escolar, do qual famílias, professores e colaboradores participarão buscando ampliar a nossa percepção da comunidade e da diversidade escolar. Desejamos que estes temas estejam cada vez mais próximos de nós. Alguns estudos tem sido trazidos para o colegiado por meio da comissão e pretendemos amplia-los para a comunidade por meio de palestras, rodas de conversas e vivências.

 

A Diversidade e Inclusão são temas de grande profundidade, respeito e maturação dos processos. Que possamos partilhar belos frutos dessa iniciativa!

Comissão Pedagógica de Inclusão e Diversidade da Escola Waldorf Guayi

 

 

You are donating to :

How much would you like to donate?
0 0 0
Name *
Last Name *
Email *
Phone
Address
Additional Note
Loading...